segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Descalifado e as Tentações do Absurdo (título porreiro para uma obra de ficção)

Infelizmente, isto é bem real.

Desde há tempos que acompanho com especial interesse e preocupação as acções do auto-intitulado «Califado», também conhecido como «Estado Islâmico do Iraque e do Levante» ou «do Iraque e da Síria». Por um lado, é um trágico episódio, que se deseja curto e com um final feliz, muito interessante do ponto de vista historiográfico. Por outro lado, é mais uma daquelas supremas mostras da sempre impressionante estupidez humana. Por mais estúpidos que nós sejamos, e nós sempre conscientes disso, ainda nos conseguimos surpreender de cada vez que alguém produz uma parvoíce.

Em primeiro lugar, a malta do costume. Já alguém reparou que, sempre que os Estados Unidos da América apoiam os inimigos de algum inimigo seu, estes acabam por se virar contra eles? Apoiaram-se ambas as partes na Guerra Irão-Iraque e ambos vieram a tornar-se hostis aos Amaricanóides. Suportou-se a guerrilha afegã contra a União Soviética e eis os Talibãs. Mais uma mãozinha aqui e ali no Golfo Pérsico e lá veio a Al-Qaeda! Apoiaram-se os opositores do Saddam Hussein e agora temos estes extremistas bem carregadinhos de armamento americano. Serão precisos mais exemplos? Resta saber no que dará a ajuda aos Curdos e outros combatentes anti-Califado Daqui por uns aninhos logo o saberemos. A Inglaterra que se ponha a pau porque vai pelo mesmo caminho.

Em segundo lugar, temos os extremistas, gente unida em torno dum ex-presidiário que se diz descendente do Maomé, como é costume e que embarcou numa loucura isenta de qualquer sentido de lógica e humanidade a pretexto da religião. Oh, sim, está para acontecer a primeira guerra que se faça por causa da religião. Não contentes em invadirem as vizinhanças e massacrarem as populações, enveredaram pela estratégia suicida de espicaçarem a Inglaterra e os Estados Unidos da América, como se desejassem obter de borla inimigos que jamais conseguirão derrotar e que, ao invés, os eliminarão apenas com a simples vontade, pouco mais. Talvez seja essa a ideia, serem mártires, eles que têm essa panca para aqueles lados, como se as suas mortes fossem de algum modo úteis para a causa... E que estado julgam eles estarem a edificar? Se a guerra lhes acabar favorável, como conter o ímpeto dos criminosos, mais do que isso não são, que agora se enumeram nas suas fileiras? Que instituições? Que leis? Como pode um bando de ambiciosos sanguinários organizar um país sem terem as menores noções de governo? Um califado se nem sabem o que é um califa? Um estado islâmico se nem sabem o que é o Islamismo?

Em terceiro lugar, o mais importante e preocupante de tudo. Por incrível que pareça, os actos e apelos dos extremistas criaram a repulsa em muita gente mas também o fascínio e um estranho (e breve) sentido para a vida noutros. Vai-se lá saber por que carga de água, há quem se sinta cativado por uma promessa de violência, crueldade e morte quase certa em prol da ambição de quem nunca botará os seus calcantes num campo de batalha. Não são um ou dois, são alguns milhares os que abandonam as suas vidas pacatas ou desmotivantes, esquecem quem são e, depois de sujeitos a uma ridícula lavagem ao cérebro, seguem numa viagem sem regresso rumo à sua perdição. Muitos são jovens e, espantemo-nos, instruídos! Aqui cai-nos em cima o peso da questão. O que estará a nossa sociedade a fazer aos nossos jovens, a garantia do seu futuro? Que motivos os levaram a abandonar família, pátria, amigos e carreira em favor da loucura?

Caros pombos amigos. É certo que esses que partiram para se juntarem a um grupo de terroristas já não são aqueles que outrora conhecíamos. Esses já desapareceram. Os corpos podem ser os deles mas do corrompimento a que foram submetidos resultaram renegados sem alma nem inteligência, infelizes destinados a matar e morrer. E ainda assim, até para esses há uma réstea de redenção, se ainda tiverem a milagrosa clarividência de serem iluminados pela luz da razão. Mas perante este triste cenário, chega-se com facilidade a outra questão. Não se terão as nossas decadentes e instáveis sociedades tornado terreno fértil para pseudo-ideologias de doidivanas cruéis? Oh, sim. Eles podem alegar a defesa dum Islamismo que nada tem a ver com o que praticam, 120 grandes líderes muçulmanos o afirmam, se não acreditas na palavra dum cristão, mas uma boa dosa da sua inspiração proveio das nossas tristes figuras e cabe a nós corrigir-nos e darmos os bons exemplos.

Àqueles que se sentem tentados a seguir o apelo daqueles que incitam à desumanização, eu alerto. Tu aí que pensas nisto, lembra-te da tua família, dos amigos que cá tens, da tua terra! «Honrai a pátria porque a pátria vos contempla», como se costumava dizer. Lembra-te das tuas oportunidades, dos futuros promissores que tens por opção. E se nada disto te trouxer recordações de algo que te faça manter agarrado ao teu meio, lembra-te ao menos de ti próprio, da alegria ou desgosto que as tuas obras podem fazer nos outros, que se tu te mantiveres fiel a ti mesmo e seguires o caminho da paz e da rectidão, aí sim serás um vencedor e terás alegria. Os que mandam os outros para as contendas, e mais ainda aqueles que estão na mira de meio Mundo, ficarão na segurança das suas tocas, rodeados por guardas e luxos, à espera que tu morras em benefício das suas vontades. Para eles, pouco mais és que a pedra duma calçada sobre a qual eles caminham até ao seu destino. Sê sensato, tem juízo e mostra que tu és bem mais esperto que esses tais. Escolhe o caminho da paz e vence. Jamais haverá vitória na morte.

Que a caca esteja convosco!



P.S.:NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!