terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Breves comentários sobre as eleições

Decorreram no passado dia 30 de Janeiro, anteontem, mais umas eleições legislativas, desta vez antecipadas. Se por um lado, muito ficou na mesma, por outro muito mudou. Vejamos então o novo panorama em traços largos.


O Partido Socialista voltou a ganhar, como era de prever. Só não era previsível era que o fizesse por maioria absoluta. Eu nunca pensei. Acho que nem o António Costa alguma vez pensou! Portanto, há tudo para mais quatro anos, que se espera serem de estabilidade. Quatro anos socialistas, para o bem e para o mal. Como eu disse, a hipótese menos má.



O Partido Social-Democrata não teve a votação que esperava, diminuindo a percentagem de votos e o número de deputados. À partida, parecia que ficaria atrás do P.S. mas mais taco a taco. No entanto, obteve mais votos que no anterior escrutínio, em que a abstenção foi superior. Rui Rio deixou o lugar à disposição. Vai ter mais tempo para o seu gato. Parece ter cessado o tempo dos moderados a liderar o partido.



O Chega, como era de esperar, tornou-se a terceira força política do país, ainda que sendo um partido um pouco à deriva e à procura de um rumo e uma identidade. Ascensão exponencial, cortesia da campanha negra generalizada de que foi alvo. André Ventura tem muito que agradecer a notoriedade que Ferro Rodrigues, Ricardo Araújo Pereira e outros lhe deram, ainda que a criticar. Para já, nenhum partido quer falar com o Chega. Mais cedo ou mais tarde, serão a isso obrigados.



O Iniciativa Liberal foi outro grande vencedor das eleições e espera-se vir a ser a nova bengala do P.S.D., uma vez eclipsado o C.D.S.. 



O Partido Comunista Português teve o pior resultado de sempre em eleições legislativas. Porque será? Seria importante uma discussão interna e um descolar do Bloco de Esquerda.



Os Verdes devem ter secado pois não conseguiram eleger um único deputado. É pena. Vou ter saudades da Heloísa Apolónia a desancar o Sócrates ou o Passos Coelho.



O Bloco de Esquerda também viu perder metade dos seus deputados. Não foi para mim qualquer surpresa. Surpreendente é continuar a eleger deputados desde 1999. Enfim, fenómenos do Entroncamento e não só... Curiosamente, o partido tem-se mantido muito calado sobre os resultados. Se Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos estão à rasca, decerto Catarina Martins também estará.



O Livre conseguiu repetir a proeza de eleger um deputado.


 Ao menos Rui Tavares respirará de alívio. O Livre está livre da Joacine... Hehehe! Confesso, é uma piada fácil.



O partido Pessoas Animais Natureza também só elegeu desta feita uma deputada, que é a sua líder, diminuindo a sua votação, como era de esperar. E até isso já foi uma sorte para algo que carece de programa e não é nem ave nem morcego.



O Centro Democrático Social quis «endireitar-se» e a coisa deu mau resultado. Nenhum deputado eleito. Paulo Portas quase destruiu o partido e Assunção Cristas seguiu-lhe as pisadas. O «Chicão» tratou de dar cabo do que sobrava. Outra coisa que o Chega agradece, já que muitos centristas tornaram-se cheguistas. Agora é que  é mesmo P.P.: antes era o Partido da Puta, lugar cedido ao P.A.N., e agora é o Partido aos Pedaços.


De qualquer das formas, a ingovernabilidade foi adiada. No próximo escrutínio os eleitores dirão de sua justiça.


Que a caca esteja convosco!



P.S. (não o partido): NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!


Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!