segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Ponderações Filosófico-Meteorológicas: bom e mau tempo

Já que se fala em chuvinha...

Há duas coisas que me irritam quando alguém fala do estado do tempo.

Uma é aquela estranha tendência de se desejar sempre as condições atmosféricas opostas àquelas que se verificam. Passa alguém a desejar durante uma temporada que refresque e se a temperatura baixa, logo se queixa do frio. Se se queixa do Sol, logo passa a amaldiçoar as nuvens dum mero aguaceiro. E vice-versa. As pessoas nunca parecem estar satisfeitas com o que têm. Arrisco-me quase a teorizar se não será este um reflexo transposto a esta matéria da estranha ambição e constante insatisfação que atiça os espíritos contemporâneos. Hoje em dia todos querem o que não têm, querem mais... e até da atmosfera o requerem!

Outra é a visão nórdica e heliófila do estado do tempo. Segundo esta concepção muito em voga, o Inverno é tristonho e mórbido, enquanto o Verão é alegre e festivo. De igual modo, mau tempo é chover e bom tempo é fazer Sol. Há ainda malta que parece sempre fascinada com aquilo que consideram uns «excelentes e animadores 30 e tal ou 40 e tal graus de temperatura»!

Que tenho eu a dizer quanto a tudo isto? Perfeito DISPARATE!

Em primeiro lugar, é bom que as pessoas queiram mais como forma de evoluírem e se melhorarem mas há um limite até ao qual esta vontade de terem o que não têm pode ir. Esse é a constância. Se a toda a hora se deseja algo diferente, deixa de haver constância, o que é característico dos humores voláteis. Ora a volatilidade só trás instabilidade. Neste caso do estado do tempo, só há três coisas que se podem fazer:
1º - zelar para que se evite, tanto quanto possível, as alterações climáticas (e, infelizmente, estamos muito em défice neste aspecto);
2º - agir preventivamente face a qualquer condição atmosférica que possa aparecer;
3º - tentar obter o melhor proveito possível de qualquer condição atmosférica .

Em segundo lugar, e de certa forma relacionado com o sobredito, o Inverno é tão triste ou alegre quanto a Primavera, o Verão ou o Outono. Se nos habituarmos a ver no Inverno um tempo negro e solitário, associá-lo-emos sempre a uma época de infelicidade, tal como acontece com as outras estações e o que lhes é considerado característico.  Ora isso é um ponto de vista muito do Norte da Europa, onde os Invernos se processam em escuridão prolongada e gelo tão grande, aos nossos olhos, que parece que a vida paraliza, se é que não é destruída. Porém isso é meramente psicológico pois a vida continua sempre. Se nos habituarmos a ver as estações do ano todas como elas são, então saberemos sempre tirar proveito delas e chegaremos à conclusão de que todas elas são boas.

Na minha terra, a chuva é rara, pelo que as pessoas costuma(va)m dizer que«bom tempo é chover». Hoje, em geral, é tudo ao contrário e bom é fazer Sol. Ora então, será bom tempo fazer Sol um ano sem largar uma pinga de água, como já aconteceu aqui onde moro? Quer-me cá parecer que não. 

Bom tempo, meus caros, é a ocorrência de qualquer condição atmosférica que, pela sua intensidade e duração, se mostre benéfica. Ao invés, o mau, pelas mesmas razões, é aquele que traga malefícios. Chover brandamente por uma semana pode ser bom e à bruta por meia hora pode ser desastroso tal como fazer Sol por uma semana pode ser bom mas por um ano ser uma calamidade.

Já agora, quanto ao bom que uns dizem ser as altas temperaturas, dizem-no porque nem as gramam um ano dia-a-dia nem têm de trabalhar sujeitos a elas, senão logo viam o quanto «boas» são.

Que a caca esteja convosco!


P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!