segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Com arrefecimento é que eu A Gosto!

Sei que há quem me vá dar no juízo mas... que se lixe.

Temos tido um Verão quente, tórrido até, como é costume. Porém, passou-se o mês de Agosto e eis que tive o verdadeiro prazer de passar mais do que uma vez pela melhor situação que se pode esperar para as jornadas estivais: chuva. E foi coisa a preceito, com trovoada que se visse e ouvisse umas boas esgarroadas de regime torrencial. Pois quanto a isso só tenho a dizer «magnífico». Não fosse o receio de me dar cabo duns trabalhos pendentes e a proibição por risco de incêndio e eu até jogaria foguetes ao ar. Contudo, há que haver bom senso. Temporais como o de Madrid a semana passada também é coisa que não é desejável. Eu digo é que, como natural de uma região onde raramente chove, uma pinguinha ou outra de vez em quando é sempre bem vinda... mas sem exageros, senão lá para baixo ainda a malta de Albufeira me manda prender.

As pessoas devem achar-me esquisitóide e com razão mas eu passo a explicar. Há três alturas em que eu tenho um enorme gosto em que chova, não podendo ser, no mínimo uns três dias por semana: Ano Novo, Carnaval e Agosto. É que em todas estas ocasiões há malta a precisar de um refresco de ideias. Na primeira, com as bebedeiras que desidratam o organismo. Na segunda, com a malta que, em pleno Inverno, lhe dá uns calores e põe-se quase em pêlo, bem a precisar de despertar do evidente sonho. Na terceira porque muitos adquirem o comportamento contra-natura de se sujeitarem aos maiores calores e espalajarem-se ao Sol que nem lagartixas para depois ficarem a descamar e reservarem lugar nas unidades de Oncologia daqui por uns anitos. Não percebo, seja em que época for, porque é que as pessoas se expõem em vez de se resguardarem. A toda essa malta, boas chuvas!

Já que se fala em chuva de Verão, tenho ouvido gente a queixar-se desta estação não estar a ser quente como a de outros anos. Quê, queixam-se? Como acontece todos os anos, há sempre alguém que se baseia em toneladas de estudos para afirmar que «este é que vai ser o Verão mais quente alguma vez registado em Portugal». Ora, as temperaturas um pouco por toda a Europa têm batido records históricos, os glaciares por todo o lado derretem a olhos vistos, a Amazónia literalmente esfuma-se, as secas deixam de serem sucessivas a serem uma só contínua. Ao invés, em Portugal até não tem sido muito exagerado, tirando períodos pontuais. E a malta ainda se queixa?! Deve ser o calor a afectar-lhes a caixa dos fusíveis. Pois se este Verão tem sido menos impiedoso na pátria lusa que nos outros lados (até agora, que agora em Setembro logo se verá), então é motivo não de queixa mas antes de alívio e regozijo.

Como já digo coisas sem nexo, acho que devo estar a ficar afectado pelo calor, que aqui é bastante. Vou deixar-vos com estes pensamentos e eu aqui fico a pensar, com saudade, noutros mais frescos.

Que a caca esteja convosco!


P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!