sábado, 31 de julho de 2010

Farpas culturais


Para todos quantos acham que no Pombocaca não se fala de cultura, se é que aquilo que se tem constantemente tratado não é cultura, então aqui vão duas achegas.

1 - Já está aqui, já chegou, o único, o verdadeiro, sim, o «Borda d'Água» para 2011! O mais famoso almanaque de Portugal está à venda! Ah, ainda ontem recebi do carteiro um valente pacote da Minerva cujo conteúdo adivinhei de imediato. «Livros portugueses impressos em Portugal», lia-se a par do emblema da divindade pagã. Ainda me pus a desamarrar a corda mas como aquela bodega estava mais atada que o velame de uma caravela, saquei do canivete e dei-lhe a estocada. Lá estavam eles, a cheirar a novos. Melhor ainda, a editora fez juz ao seu nome e, no seguimento da máxima de inteligência que a Minerva representava na Antiguidade, as folhinhas, como são conhecidas, estavam escritas num bom português, nada de pseudo-Acordo Ortográfico. Vamos lá, pessoal, há muitas informações úteis e bons conselhos nas suas páginas para seguir nos campos e na vida. Nesta edição, para além do calendário com as suas informações culturais, liturgicas e astronómicas; trabalhos na horta, jardim e gado; feiras e mercados; prognóstico para o estado do tempo; marés; eclipses; o habitual Juízo do Ano e tantas outras coisas interessantes; temos uma generosa dose de provérbios, uma breve dica sobre a influência dos signos e da Lua Nova na Agricultura, um artigo sobre os caretos de Podence e uma tabela com o trânsito de Saturno. Não nos podemos esquecer que 2011 será um ano saturnino. Enfim, toca a adquirir e seguir as boas indicações!

2 - Foi aprovada a proibição das touradas na Catalunha pelo parlamento daquela região de Espanha. A decisão não é inédita, as Ilhas Canárias fizeram-no em 1991, mas acarreta consequências incalculáveis. Por um lado, é mais uma machadada na união com Castela. É sabido que a Catalunha é o motor económico e industrial de Espanha e que as touradas, se é que se pode chamar touradas aos espectáculos degradantes e sanguinários que por lá se fazem, são emblemáticas de Espanha. Bani-las é negar a «espanholidade» da Catalunha, à semelhança do que já aconteceu noutras situações. Por outro lado, eu sou um aficionado mas há anos que tenho dito que as touradas estão a chegar ao seu termo, pelo menos da maneira como as conhecemos. A proibição de fazer touradas numa região de um país que se diz a nação dos toureiros é a abertura de um precedente enorme rumo ao fim deste tipo de cerimónias. É certo que as corridas feitas em Portugal nada têm a ver com a selvajaria que se pratica além-fronteiras mas não deixarão de aparecer grupos e movimentos quer noutras regiões de Espanha e França e mesmo em terras lusas a pedir a mesma medida. Uma coisa é certa: de 2012 em diante nenhum touro mais será lidado na Catalunha. Pelos nossos lados, parece-me ser um bom momento para proceder à tão e há tanto tempo pedida e desejada redacção do novo regulamento taurino, para que a tradição subsista sem polémicas e não se extinga a raça de touros bravos.

Que a caca esteja convosco!

1 comentário:

Migas-o-Sapo disse...

Já vejo que a cultura não é o vosso forte. Olhai que nem só de pão vive o Homem.

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!