quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Estado Abortado

Aborto? Eu sou contra. Acho que a lei actual já prevê todas as circunstâncias aceitáveis em que ele deve ser feito ( mal-formação do feto, violação e gravidez que coloque mãe ou filho em risco de vida). No fundo, com esta proposta não só se está a criar um vazio e paradoxo legal, o do crime sem castigo, como não se está a resolver um problema mas sim a fazer de conta que esse problema já não existe. Mais: a ideia até poderia ser boa mas vai criar uma desresponsabilização entre a população. Acho que se devem sim antes melhorar as condições de adopção e de auxílio às mulheres grávidas com falta de recursos, sejam eles quais forem.
O tratamento sobre este tema prolongar-se-á no primeiro comentário.

7 comentários:

Dark_Angel disse...

Off-topic...voces linkaram o meu blog (só agora reparei)! Fixe pá!!! Qd eu descobrir como se faz (....) meto lá o vosso link , ja la ta um , mas n fui eu k fiz!!

Qto ao tema, nao é fácil comentar, mas vou dormir sobre o assunto e comentar...é que a dormir 5h por noite, tá dificil!

Anónimo disse...

acho que te inspiras-te no post do meu blog. antes de mais, peço desculpa se em alguma parte, ofendi-te com o meu idealismo (para quem nao sabe, sou a favor). é um assunto complicado, não que seja dificil explicação, mas existem tantos motivos, argumentos e situações que no fim, o que acontece é que entramos em areas que se calhar nem queriamos mencionar ou que não tinham nada a ver com o assunto em si.

mas uma coisa que deve haver neste assunto é a tolerancia. sim, porque se soubermos respeitar a opiniao de cada um, torna-se o mundo num belo lugar para se viver.

beijinhos**

Migas-o-Sapo disse...

Por acaso até tinha ideias de espetar aqui qualquer coisa sobre isto já há tempos mas acabei por não o fazer porque achei que o que eu tinha para publicar era muito agressivo e não se cingia directamente ao problema do aborto mas sim mais à ruina a que chegou a estupidificada e estupidificante classe política em Portugal. De resto, não tens de pedir desculpas, eu sabia que eas a favor tal como agora sabes que eu sou contra. Agora, o que eu digo é que há que não ser de extremos. Nesse aspecto, acho que a lei actual é a melhor possível porque prevê todas as circunstâncias em que creio que o aborto é minimamente admissível.
Bem, o que eu tinha previsto e já tinha aqui guardado desde há tempos para publicar era o seguinte texto.

Caros colegas de pombal, é certo que a política já mete muito nojo há muito tempo mas na última década tem vindo a atingir um nível de imundice astronómico.
Parece-me absolutamente surreal que, estando o país cheio de problemas de gravidade, os políticos prefiram discutir problemas de gravidez. Creio que isto já nem tem outras motivações senão as da mais baixa e reles política. Os partidos preferem rebaixar-se ainda mais expondo o Estado ao ridículo do que resolvendo os verdadeiros probleas e necessidades da população. No fundo, eles estão a ridicularizar-nos a todos por nos porem a discutir uma questão idiota que nem tem por onde se lhe pegue.
(...)
POLÍTICOS, SEUS IDIOTAS: a solução não é fazer de conta que algo deixou de ser um problema, é tentar resolvê-lo. No fundo, a verdadeira pergunta é "matar ou ajudar?" De resto, por favor, já chega de tanto enxovalho!

Claro que se eu pusesse aquilo aqui, toda a gente me cairia em cima dizendo que eu sou um fundamentalista e etc.. Entretanto, fui comentar ao teu blog e achei que o que eu tinha escrito era muito mais razoável. Por isso, apenas o copiei para cá e publiquei-o na vez deste texto. No entanto, continuo a dizer que s políticos estão a judiar connosco neste aspecto. A cada ano que passa, a situação do país agrava-se e os políticos, principalmente aqueles mimadinhos filhos de burgueses do Bloco de Esquerda, não veêm outra coisa à frente senão o aborto. Mais: os políticos sabem que enquanto as pessoas estarem entretidas com isto, que a verdadeira situação do país passa despercebida, à semelhança do que acontecera com os europeus e mundiais de futebol. Mais ainda: eles sabem que muita gente que é contra, como é o caso do meu pai, nem vai ao referendo porque considera a questão inquestionável e nojenta e outros votarão a favor porque continuam a ser bombardeados com aquela lenga-lenga das mulheres que morrem ao fazer abortos ilegais. É certo que morrem e que o fazem mas não o continuarão a fazer depois da despenalização? Será justo sacrificarmos e sobrecarregarmos ainda mais os nossos hospitais com uma coisa que nem sequer é necessária?
Para finalizar, reafirmo o que disse já antes: porque se há-de tentar remediar um problema quando ele tem solução? É por isso e por esta proposta ser injusta, cruel e desresponsabilizadora numa matéria tão crucial que eu vou votar NÃO.
Epá, esta foi agreste, sim senhora. Dá pano para mangas, embora se possa resumir numa só palavra. Para todos os efeitos, eu compartilho da ideia de que falaste sobre o respeito pelas opiniões para tornar o Mundo belo.
Quanto à nossa Anja Negra, epá, descansa bem, não te maces por nossa causa que nós cá estaremos à espera da tua opinião.
Que a caca esteja convosco!

Dark_Angel disse...

Epa qto ao teu post,nem sei bem, é um assunto muito delicado.De certo modo sou contra ao aborto,afinal esta-se a matar uma vida. Sou contra ao aborto como forma de remediar um "erro" que devia ter sido evitado à partida com outras medidas de prevençao,pq essas medidas existem e há quem as ignore ou as desconheça e nao procure conhecer(bem mas isso dá tb mto k comentar...n vamos por ai)
Por outro lado, sempre ha-de haver mulheres a faze-lo, e nas piores condiçoes. Nao sei se a despenalizaçao nao poderá levar a uma banalizaçao, nao sei se é a palavra mais adequada à ideia que quero fazer passar, do acto de abortar. Acho que a existe uma linha ténue entre aquilo que é legal e aquilo que mesmo sendo legal possa ou nao ser condenável mediante os valores de cada pessoa.Tenho um certo receio que ao ser legal, possa ser visto como um acto menos reflectido e ponderado, pq acredito (ou quero acreditar) que ninguém o faça de ânimo leve.

Bem qto ao enorme comment que fizeste nao faço nenhum comentario (para ja...) pq tenho em maos o meu relatorio de estagio..uiui

Migas-o-Sapo disse...

Epá, não te atrases por minha causa, comenta quando quiseres e puderes. Digo-te, no entanto, que chegaste precisamente a um dos pontos aonde eu queria chegar, que é o da banalização. Façamos de conta que a ideia da proposta até era bem intencionada, o que quanto a mim não é, mas pronto. Muita gente usaria isto somente para se livrar dum encargo e não para resolver um problema perfeitamente evitável. E depois, pelas mais variadas razões, ergonha, por exemplo, muitas continuariam a recorrer à ilegalidade. Vejamos bem: se as pessoas evitam de ir ao médico porque adoeceram por desleixo, então o que fariam aqui? Mas não é esta a questão, isto é uma discussão do mais elementar fundamento da Justiça e da Lógica.
Boa sorte com a tese e que a caca esteja contigo!

Márcio disse...

A favor e ponto final!!!

Migas-o-Sapo disse...

Isso não é razoável, é radical.

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!