sábado, 24 de dezembro de 2022

Mensagem de Boas Festas do Pombocaca

 Caros pombos amigos.


Há um mal muito comum em mim e que este ano se agravou ainda mais. Trata-se da falta de tempo. O trabalho absorve-me a quase totalidade do tempo de vida, de que resulta um gigantesco contra-senso, que é o de trabalhar para ganhar a vida e depois pura e simplesmente não ter tempo para viver. Como eu gostaria, por exemplo, de ter aqui falado de filmes que vi, livros que li, dos desaires e sucessos no desporto, de parodiar ou criticar os ditos e feitos dos políticos ou elogiá-los, se a isso o caso se der, homenagear desde Christopher Lee a Claudisabel ou simplesmente dizer toda a habitual espécie de barbaridades a que eu habituei algum eventual e pouco provável leitor, enfim, escrever aqui algo para animar-me a mim e aos outros ou mesmo falar de algo sério. E quem diz isto aqui, no Pombocaca, diz toda a restante e natural vivência. Ver amigos e familiares, desfrutar dos encantos da Natureza, passear, ler, escrever, ver um pouco de televisão, um filme ou uma série, isto é, e em suma, aproveitar a oportunidade única que há para viver.


Toda a gente se queixa que a situação está má mas poucos são os que procuram fazer algo para melhorar as coisas. E estes que procuram as soluções têm assim trabalhos multiplicados. Por isso, vem-me ao pensamento o seguinte: se custa tanto a poucos fazerem muito, não custaria menos se todos nós fizéssemos um pouco? Um pouco de trabalho aqui e ali. Um pouco de entreajuda. Um pouco de preocupação e cuidado com os restantes viventes desta nossa grandiosa e ao mesmo tempo minúscula esfera astronómica. Um pouco de compreensão, também. E porque não um pouco menos de egoísmo, de ambição e ganância? Não teremos nós uma vista melhor para o que nos rodeia e para nós próprios se levantarmos os olhos? E porque não também olharmos todos um pouco uns para os outros, humanos ou não, animais ou não, e tentarmos compreender-nos mùtuamente?


Penso neste ano difícil que enfrentamos, que para mim, pessoalmente, foi mesmo muito desafiante, connosco ainda a braços com a pandemia e com o agravamento da crise daí resultante que, como se não bastasse, ainda contou com um empurrão da guerra na Ucrânia, cortesia de Pudim Estragado & Afins. Eu sei que brinco com o caso mas a verdade nua e crua não tem graça nenhuma. O facto é que 2022 é um quebra-cabeças e antevê um 2023 muito complicado. Temos tanto com que nos preocupar e para onde nos voltarmos que nem sabemos o que fazer e nem temos tempo para mais nada. Mas eis que chega o Natal e nos relembra uma resposta para todos estes desafios.


Lembremos aquela noite fria de Belém de há mais de 2000 anos. Todos nos seus afazeres, com vidas cheias de atribulações, dores e dificuldades mas todo o labor cessou para que todos se unissem em torno de um pobre recém-nascido instalado numa incómoda manjedoura, aquecido pelo gado e pelos cuidados dos seus pais. Quão improvável era a vida daquela criança naquela época dura. E porém, com a união de todos, vingou e trouxe consigo uma nova esperança para a Humanidade.


Que lição tiramos daqui? Quer acreditemos quer não em Jesus e quer sejamos ou não religiosos, o importante é pararmos por um pouco e vivermos. Unamo-nos uns aos outros, esquecendo as nossas diferenças. Mais importante que o que nos distingue e separa é o que nos une. Vamos enlaçar as nossas mãos, os nossos braços, os nossos olhares e pensamentos e assim todos, juntos em prol de um Mundo melhor, conseguiremos, como é facto comprovado, superar qualquer barreira e alcançar sempre qualquer objectivo.


É esta a Lição do Natal: união é vida e vida é vitória. Portanto, juntemo-nos para bem nosso e do futuro.


Boas Festas, é o que vos desejo profundamente. A vossa felicidade é a minha felicidade. Um santíssimo Natal, um esplêndido 2023 cheio de paz, alegria e saúde e que a caca esteja sempre convosco!


Não, eu sou um bolo rei a sério, não me esqueci do brinde!



P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

P.P.S. (não não é um novo partido): Vou deixar-me de conversas e fazer o que digo, vou unir-me!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!