terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Mensagem de Boas Festas do Pombocaca

 Caros pombos amigos


Estamos de novo naquela que é a mais emocionante e mágica época do ano: o Natal. Os dias da amizade, da alegria, da ternura, da fraternidade, enfim, do amor. E então fico aqui a pensar numa coisa. Se estes dias são dias disto, não há nisso nenhuma novidade ou desafio e há tantos dias no ano, porque não fazer desta época um tubo de ensaio, ou melhor, um alguidar onde o pão natalício possa levedar para vir a ser cozido e consumido todos os dias do ano que está mesmo a bater à porta. Quero com isto dizer que, se estes são dias por excelência dos referidos sentimentos, que dificuldade há em replicá-los em qualquer outro dia, senão mesmo no ano todo?


Estas festas de fim de 2020 e inícios de 2021 têm novamente o sabor amargo da pandemia, o que nos leva a estarmos obrigados a um certo constrangimento nos nossos tratos, não tendo a desejada proximidade de outrora. Contudo, se há lição que deveríamos ter tirado das festividades do ano passado é que mais importante que a proximidade física é a proximidade afectiva, isto é, ainda que estejamos longe, sentirmos que algures num outro recanto do Mundo há alguém, uma ou mais pessoas, que pensam em nós, nos desejam e estimam. Não será isso bem melhor e mais forte do que estarmos na companhia de alguém que nem por isso é alvo da nossa apreciação e vice-versa?


Lembremos o exemplo de Maria, José e Jesus Cristo, já há para cima de 2000 anos, sòzinhos naquele estábulo de Belém. Sem sequer imaginarem, naquela noite fria de Inverno, muitos camponeses da zona dirigiram-se até junto deles para partilharem com eles o milagre da natalidade, da nova vida que veio ao Mundo, um pouco de calor humano. Eles não se conheciam, não tinham qualquer afinidade, mas uniram-se todos em torno de um bem maior para todos eles. Eles uniram-se pelos laços do amor.


Há um ano atrás, dizíamos todos que tudo seria diferente, tudo mudaria, que nada seria como antes, ignorando que tudo isto já tinha acontecido numerosas vezes no passado. Passado este tempo todo, digo, como o disse então, que isso era tudo uma ilusão do momento. Alguns aprenderam. A generalidade das pessoas nem por isso. Não é uma doença, uma guerra, uma tempestade, um terramoto ou qualquer outra catástrofe que vai fazer a Humanidade mudar. As pessoas só mudam se essa mudança vier de dentro. É de dentro de nós e também por influências mútuas de quem fez vir ao de cima algo de dentro de si que alguém muda. O impulso para a mudança pode ser desencadeado por algo exterior mas se o indivíduo não sentir o chamamento para seguir o caminho indicado, ficará sempre na mesma.

 

Por isso, apelo, como tem sido costume todos os anos, que deixemos os nossos corações abrirem-se e permitamos que eles sigam o caminho que o amor nos indica. Viremos as nossas caras às diferenças, esqueçamos as divergências para com aquele que é de outro partido ou clube desportivo ou professa uma religião diferente, as sacanices do vizinho que nos atormenta, os joguetes mesquinhos do colega de trabalho mesquinho invejoso, o suposto ódio do desconhecido do outro lado do campo de batalha de quem nem sequer alguma vez ouvimos falar, o nosso pior inimigo que somos nós próprios com todos os nossos defeitos, em suma, tudo aquilo que nos possa afastar uns dos outros. No meio da peculiar natureza quase ambígua da afectividade, sejamos objectivos o suficiente para deixar entrar em nós o facto de que somos todos iguais e, de uma maneira ou outra, desejamos a felicidade. Deixemo-nos guiar por essa estrela que brilha no nosso céu interior e sejamos como os camponeses, as ovelhas, os burros, as vacas, os anjos e os que mais viventes acorreram àquele pobre estábulo de Belém. Deixemo-nos pois unir fraternalmente pelo apelo do amor e assim deixarmo-nos ficar, em harmonia, para a posteridade. Aí sim veremos que a Humanidade progride e o Universo será um lugar muito mais feliz. Nunca se sabe se teremos uma próxima oportunidade para abrir o nosso coração.



Feliz Natal, um esplêndido ano novo de 2022, de preferência longe de qualquer COVID-19, e que a caca esteja sempre convosco!



P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!