sábado, 4 de abril de 2020

Breve História das Epidemias em Portugal

Tem-se falado muito de «coisa nunca vista», «inédito», jamais se conheceu», etc., mas a verdade é que esta situação que vivemos com o COVID-19 não é inédita. Sempre existiram doenças e provàvelmente sempre hão-de haver. Mesmo epidemias também se verificaram muitas. Vejamos aqui uma brevíssima súmula delas em Portugal.

As informações para épocas mais recuadas da História são escassas mas, ainda assim, restam indícios de tragédias ao longo da Idade Média e da Idade Moderna.

1348 - Peste Negra - Chegou durante o Outono, trazida por mercadores vindos da Península Itálica. Matou entre um terço e metade da população nacional e deixou o país mergulhado no caos. A cada geração apareciam novos surtos, o que se prolongou até ao final do século XVII. De entre estes, alguns tomaram dimensão de epidemia. Porém, este primeiro foi o pior caso.

1569 - Grande Peste de Lisboa - Nova epidemia de peste negra, a qual foi particularmente preocupante em Lisboa, onde chegaram a morrer cerca de 600 pessoas por dia, num total estimado de 60.000 vítimas mortais.

1650 - Última epidemia de peste negra em Portugal.

Do século XIX em diante há mais informações. No entanto, não é só pelo conhecimento mas pela ocorrência que se pode concluir que este século e as primeiras décadas do seguinte foram o período mais crítico no que respeita a epidemias.

1833 - A cólera-morbo chega ao Porto durante o cerco aquando da Guerra dos Dois Irmãos, trazida por soldados provenientes da Bélgica para reforçar as hostes de Dom Pedro IV. Desconhece-se o número de vítimas mas terão sido mais que a causada pelo conflito que opunha liberais a absolutistas.

1855 - Inicia-se em Maio outro surto de cólera-morbo que alastrou a todo o país. Durou até 1857 e são conhecidos pelo menos 22.700 mortos.

1895 - Novamente a peste negra em Macau, grassando aí até ao fim do século. Talvez a partir daí, chegou ao Porto em Junho 1899, onde se prolongou até Janeiro de 1900. Apesar de tudo, dos 326 casos conhecidos nesta cidade, há a lamentar 111 mortos.

1917 - Tifo exantemático - novo tipo de febre tifóide. A epidemia prolongou-se desde Dezembro deste ano até Agosto de 1919, cifrando-se em 1481 mortos de 9035 infectados conhecidos.

1918 - Simultâneamente ao tifo, espalharam-se outras duas doenças, ambas de Junho a Dezembro. Uma foi a varíola, cujo número de infectados e mortos é desconhecido, em muito por causa da agressividade da outra doença, que abafou esta. A gripe pneumónica, conhecida por gripe espanhola, terá matado, de acordo com as estimativas da época, cerca de 59.000 pessoas. Porém, estudos mais recentes apontam para 135.257, de acordo com o estudo de Maria Antónia Pires de Almeida para o ISCTE.

Se formos a ver as medidas adoptadas durante estas epidemias e outros surtos que entretanto se verificaram  nos séculos XIX e XX, verificamos que são idênticas às estabelecidas hoje em dia: encerramento dos estabelecimentos de ensino e da generalidade dos serviços públicos, bem como muitos dos estabelecimentos comerciais e de hotelaria e restauração; cancelamento de eventos desportivos e culturais, missas, procissões, romarias, feiras e mercados; montagem de cercas sanitárias e hospitais de campanha; limitações às deslocações e acessos a lugares; quarentenas obrigatórias; indicação para as populações ficarem em casa; recomendações de higiene; tratamentos, dentro do possível em cada época; entre muitas outras, só para citar algumas.

«Em equipa vencedora não se mexe», certo?

O que há a reter nisto tudo é que este caso não é novo e soubemos aprender, de tal forma que os surtos têm sido menos graves do que foram em épocas recuadas. Em geral, as epidemias tiveram facilidade em grassar devido à falta de higiene, fome, miséria e instabilidade causada por guerras e convulsões sociais. Com cautelas, higiene, boa alimentação, paz e tratamentos, tudo se passará sem tragédias ou problemas de maior e cá estaremos para perdurar e fazer dos tempos que hão-de vir épocas melhores. Sobreviveremos, como outros antes de nós.

Que a caca esteja convosco!


P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!