terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Fumo? Só sardinhadas e afins.


Há dias, o Governo Francês levou adiante e pôs em prática aquilo que o nosso não teve coragem para pôr e que tinha sido a única ideia decente do Governo do Durão: a lei anti-tabagismo, que proibe que se fume em locais públicos.
Eu não sou pessoa de extremos, acho que "no meio é que está a virtude" mas neste caso acho que se devia de ter uma iniciativa destas em Portugal mas ir muito mais além e proibir definitivamente o tabaco de todo. Porquê? Acima de tudo porque fumar é uma estupidez e faz mal à saúde. Depois porque as despesas que o Estado tem no Serviço Nacional de Saúde a tratar doenças derivadas do consumo de tabaco são muitíssimo superiores aos lúcros com as vendas e os impostos praticados sobre ele.
Cada um faz de si o que quer, não é? Eu acho que não devia ser bem assim. Se "a Lei é igual para todos e para o bem de todos" e as pessoas, com a sua liberdade, se destroem a elas próprias e aos outros, então a Lei deveria indicar o caminho mais correcto a seguir pelas pessoas em casos de saúde individual, de modo a que cada um podesse viver melhor consigo e com os outros. Ao proibir-se o tabaco, não se trata de limitar ou retirar liberdades mas sim a aumentá-las, permitindo que nos vejamos livres desse mal.
Sejamos lógicos e coerentes! É por isso que eu sou contra o tabaco... e o aborto.

Que a caca esteja convosco!

5 comentários:

Dark_Angel disse...

Ora mais um tema actual para o pessoal discutir!
Eu concordo que haja limitaçoes no que diz respeito ao fumo em locais publicos. Ninguém tem de levar com o fumo dos outros. Ora estamos num restaurante e em plena refeiçao, ora toma lá um pco do meu fumo, lixa ai o teu pulmão tb.
Ai e tal sou livre de fumar...ta bem, mas tens o direito de prejudicar a minha saúde tb?

Eu já me dirigi a um local de atendimento, onde a sra funcionaria publica mais parecia uma chaminé.Estava a sala cheia de fumo, nao me parece o sitio mais adequado para fumar, e se quisesse faze-lo, que fosse para a rua qdo nao tivesse de atender ninguem.

Anónimo disse...

Ora ai está mais um tema super interessante, que deve ser levado à assembleia.
O pior de tudo é que fumar em locais fechados prejudica quem não fuma, e isso é que não pode ser!!!
Ora se toda a gente sabe que fumar faz mal à saude...

Há uma coisa que não percebo, fumar faz mal e o sexo faz bem!! Então porque é proibido o sexo em locais publicos e pode-se fumar à vontade nesses mesmos locais??

Espero por respostas.

X-Filer disse...

Nem mais! Eu, como não fumador que sou, tenho que ser a favor da proibição do tabaco nos espaços públicos. Porque, da mesma forma que penso no (agora tão em voga graças ao referendado) tema do aborto, defendo veementemente que ninguém tem o direito de, ao usufruir da sua "liberdade", limitar ou prejudicar a liberdade de outrém. Porque é precisamente até aí que vai a liberdade dum indivíduo, até ao ponto em que não obstrui a de outro.

Dado isso, nunca poderia aceitar que o tabaco seja permitido em sítios públicos. E depois ainda há outro lado. Será só de mim que sou embirrativo ou será que os fumadores (ao menos a maioria) são as pessoas mais egoístas que existem? Quando se pede para apagar o cigarro ou ir fumar para outro lado onde não incomode, quase invariavelmente se recebe como resposta um "Porquê, já não posso sequer fumar?" ou um "Os pulmões são meus, quem morre sou eu!". Será que é inconcebível nessas cabeças que o fumo se propague pelo ar e que pode ser respirado por que não fez a escolha de se matar com câncro do pulmão, faringe e afins? E devia ser a esses que devia ser chamada a responsabilidade! Aí trata-se de incorrer contra a própria Constituição!

Alguns sítios que é inconcebível ser aceite o fumo do tabaco é nos restaurantes e escolas de qualquer tipo! Desde quando é aceitável que se corra o risco de comer uma refeição cheia de cinza de tabaco e respirar sei lá quanto CO, alcatrão e outros miasmas que tão mal fazem! E não me venham dizer que não está provado que é o tabaco que provoca o câncro, como já ouvi dizer há não muito tempo atrás, pois isso está mais que comprovado!

Mas no fundo, eu sei que grande parte dos fumadores têm plena consciência de (ao menos alguns dos) problemas causados pelo tabaco. Isto porque eu conheço vários e eles admitem ter noção dos efeitos do tabaco.

Se os fumadores se querem matar, tudo bem, matem-se à vontade se é sua vontade (pela mesma razão que sou a favor da eutanásia ou, como deve ser chamado, suicídio assistido). Desde que não matem os outros com eles. É aqui que discordo domeu caro colega de pombal Migas-o-Sapo. Proibir totalmente não é preciso. Apenas salvaguardar quem não pode ser prejudicado com o abuso dos outros.

X-Filer disse...

Ah, é verdade! No que diz respeito ao sexo em público, epá por mim tudo bem... Não é ese o mais glorioso acto da existência de qualquer animal? Porque haveriamos de renegar a beleza de al acto? E assim, ao menos não se estaria a destruir vida. Na pior das hipóteses estaria-se a criar uma (ou mais) nova(s) vida(s)!

Agora em público?? Eu não o faria. E decerto que não gostaria de ver um octagenário cheio de comprimidos azuis a pinar uma sexagenária obesa em cima da mesa dum restaurante... Booooooolas!!!

Migas-o-Sapo disse...

Até à proibição de fumar dentro dos edifícios da Universidade eu não ia para o intervalo com os meus colegas porque a maioria deles fuma, o que é triste nos dois sentidos: por um lado não se pode disfrutar da companhia e por outro está em prejuízo a saúde. Este é só um exemplo.
Eu sou a favor da proibição total. Há que zelar pela saúde de todos. Se as pessoas não zelam pela sua saúde, há que fazer com que zelem. O Estado deve sempre comportar-se como um bom pai de família para que todos os seus filhos sigam o caminho correcto, coisa que, infelizmente, não acontece na maioria das matérias. A proibição total é uma maneira de salvaguardar com verdadeiras garantias que uns não são prejudicados pelos abusos dos outros. Tal como eu já disse, ao se proibir não se retira nenhuma liberdade mas sim dá-se ainda mais, a de nos vermos livres desse mal e gozarmos de toda a saúde e bem-estar que daí advém.
Eutanásia sou contra mas esse é outro assunto do qual logo se tratará em breve.
Questão interessante essa do Senhor Deputado, a do sexo em locais públicos. De facto, é paradoxal. No entanto, por muito apetecível que possa parecer, temos de ver que isso não é, de longe, razoável. A legalização de uma coisa dessas teria repercursões gigantescas e, sejamos francos e lógicos, desastrosas. Eu, pessoalmente, digo: jamais faria. Tudo bem, pinocada na rua e tal e coiso ou animar um bocado as coisas numa repartição de finanças mas então e a higiene e saúde pública? E as crianças, para as quais aquilo ainda não consegue fazer muito sentido? E as moças novas ou mulherões, na maior, espectáculo, mas e as pessoas idosas ou de meter medo ao susto? Mais importante: e a ordem pública? Não se pode fazer isso sem que se corra o risco de cair numa anarquia. Mas deixa cá ver se adivinho, estás já a entrar no gozo, não? Grande maluco
Que a caca esteja convosco!

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!