sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

P(h)oda camarária


Yupi! Chegou a época de as câmaras muncipais estrop... eeeeeer, quer dizer, podarem as árvores em espaços verdes públicos. Que (in)felicidade!
Pois é. Se há algo que me atrofia a montes é passar pelas ruas das cidades nesta época (ao menos no que diz respeito a Faro e Albufeira, que são os exemplos que eu conheço...) e olhar para aquelas pobres árvores ali, todas mutiladas pelos vis carrascos que são os serrotes das câmaras municipais, que decapitam insensivelmente as pobres indefesas. Não pensem que estou a exagerar! Embora com parco conhecimento prático na matéria, a minha formação académica permite-me afirmar sem receios que as podas andam a ser feitas sem controlo e, acima de tudo, sem qualquer conhecimento técnico por parte de quem as faz! É um crime!
Desde que trabalhei num viveiro de plantas, apercebi-me da às vezes incrível resistência que algumas plantas conseguem ter perante repetidas e violentas agressões. E as árvores dos espaços públicos é um exemplo disso!
Mas, ao que parece, isto não se pode dizer que seja exclusivo de uma ou outra câmara: é geral! Captem esta:

http://www.novaguarda.pt/150300/g_reg1.htm

E o que é preocupante é que isto vai continuar assim. Com podas destas, acredito que as ditas plantas acabem por até perdoar as cagadelas dos nossos congéneres alados dos seus ramos em detrimento às serras assassinas!

Que a caca esteja convosco!

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade. Já o ano passado por esta altura eu tinha publicado um artigo aqui ou no desaparecido navevermelha com o mesmo título e sobre o mesmo assunto.
Passámos do completo desmazelo em limpar e tratar as árvores para a sua completa mutilação. Agora há muito o vício de que uma árvore ou arbusto tem de obrigatoriamente ser podada, nem que essa alegada "poda" não seja mais do que um literal arranque ou corte de ramos à parva.
Não é preciso ser grande entendido para ver que aquilo não é nada senão um verdadeiro crime. Quando é que esse bando de atrasados mentais aprende? Uma árvore não tem de ser sempre podada, apenas se necessário. E como dizia o grande Engenheiro Vieira Natividade, "é preferível deixar as árvores em plena liberdade, a castigá-las com golpes, feitos sem orientação e sem critério, numa ignorância absoluta das suas necessidades biológicas."
Senhores responsáveis: que piada tem estropiar aquilo que podia ser uma mais-valia para os lugares onde elas estão? Se vos cortassemos os braços ou só que fosse o cabelo à toa, teria isso alguma piada? Por amor de Deus!
Que a caca esteja convosco!
(Migas chateado.)

Anónimo disse...

não te esqueças que olhão também é um excelente exemplo de "P(h)oda camarária" xD beijinhos*********

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!