terça-feira, 6 de outubro de 2020

E o Óscar vai para... parvoíce!

Eu nunca liguei aos grandes prémios do cinema, os Óscares. A sua atribuição é fortemente politizada e há uma tendência para premiar dramas apesar da manifesta qualidade técnica e interpretativa de outros géneros, em particular para com comédias e ficção científica, por muito bons que sejam. Pois recentemente, a Academia deu mais um passo para a limitação da atribuição destes galardões e a confirmação daquilo que acabei de referir com a publicação de novas regras para a elegibilidade dos nomeados.


De acordo com estes princípios, um filme só será nomeado se tiver um número mínimo de etnias minoritárias ou tratar de assuntos a elas referentes.

 

Os candidatos a Melhor Filme terão ainda de cumprir dois de quatro requisitos:

- que o protagonista do filme seja oriundo de uma minoria étnica;

- pelo menos 30% dos papéis secundários sejam atribuídos a quem seja oriundo de uma minoria étnica;

- o tema principal verse sobre os problemas de uma minoria étnica;

- que as figuras principais dos bastidores provenham de «grupos històricamente desfavorecidos», tais como mulheres, deficientes, homossexuais (lésbicas incluídas) e trans-sexuais, por exemplo.


Já estou a ver um filme candidato aos Óscares sobre uma mulher lésbica toda atrofiada de uma tribo perdida algures entre os Himalaias e as florestas húmidas da Cochinchina...


Tudo bem, parece-me justo dar relevo aos problemas dos que não costumam ter voz activa mas há algo que se sobrepõe a toda esta questão, a qual se manifesta em duas perguntas.

1 - Será este o meio ou a forma correcta de chamar a atenção para estes problemas?

2 - Em que é que estas medidas ajudam a refinar a qualidade da técnica, das interpretações e, em suma, da Sétima Arte?


Acho que não é preciso ser muito esperto para adivinhar as respostas.


Mais um tiro no pé da Academia.


Que a caca esteja convosco!



P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!