segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O petróleo vai acabar... IUPIII!!!

Que o José Rodrigues dos Santos é um jornalista de categoria já todos nós sabíamos. Também sabíamos que faz romances de boa qualidade a uma velocidade estonteante. (A sério, eu estou a fazer um pseudo-conto de fadas há anos e ele num só ano lança uns dois ou três calhamaços!) Mas agora pergunto, até que ponto é que o homem não nos espeta umas valentes verdades no meio te tanta ficção?
Alguém se lembra daquela coisa no «Codex 632» em que ele falava acerca da possibilidade do Cristóvão Colombo ser português, espião ao serviço de Dom João II e nem se chamar Cristóvão Colombo. Vamos lá ver uma coisa: quem é que se chamaria Colombo? Alguém que tivesse o seu nalguedo no meio das costas?
Outro bom exemplo é o da teoria segundo a qual aquele aumento do preço do petróleo há tempos ter sido uma jogada dos produtores para arrecadar mais uns tostões uma vez que, na realidade, o petróleo não existiria por mais umas quantas décadas, como se dizia, mas estava mesmo a acabar.
Hoje saiu a notícia de que os poços ultrapassaram a sua capacidade produtiva e que talvez não haja muito mais para tirar, pelo que daqui por uns 10 aninhos, mais coisa menos coisa, estará tudo mais enxuto que uma ribeira algarvia no Verão.
Então não é que o sacana do José Rodrigues dos Santos tinha mesmo razão?
Digo-vos, ainda há um mês comprei uma Casal, relíquia de motorizada, e tenho pena de ela e outras viaturas terem de ficar paradas mas, no entanto, se me perguntarem o que é que eu acho do petróleo acabar, eu direi: CARAÇAS, JÁ NÃO ERA SEM TEMPO!!!
Aqui está uma hipótese alternativa que eu apresento aos veículos com motor de explosão.
E não é bom?
Que a caca esteja convosco!
E o ar puro também!

9 comentários:

X-Filer disse...

Pois, certamente sabes que tenho teorias da conspiração a resmas para essas cenas todas mas não me apetece abrir os cordões a bolsa das teorias. Só sei que se a gasosa desaparecer, algo terá que aparecer para os substituir. Agora deixar um Ferrari 250 GT Lusso ou um Bugatti Type 57SC Atlantic morrerem de sede... não pode ser!! Táá maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalll!!!

Migas-o-Sapo disse...

Sim, eu acredito que logo se há-de arranjar um bio-diesel ou bio-gasosa qualquer para dar de beber aos bicharocos mas eu acredito que a quantidade de veículos alimentados por combustíveis fósseis em circulação deverá ser muito inferior à actual. É de prever um agravamento dos impostos e condições de acesso e manutenção desse tipo de veículos enquanto se assistirá a um incentivo à aquisição de veículos eléctricos. Ainda assim, digo eu, é bem mais vantajoso adquirir uma boa montada ou dar uso às bicicletas, ao menos não pagam impostos nem necessitam de licença... pelo menos por enquanto. É certo que não se pode andar num cavalo ou similar sempre que nos apetece, eles têm de descansar, às vezes adoecem, também acontece terem as suas porrinhas, mas enfim, ao menos não poluem e são silenciosos.
Durante milhares de anos, a força dos animais ajudou a mover a Humanidade. Porque não poderá voltar a ajudar?

Que a caca esteja convosco!

I.D.Pena disse...

fartei me de rir com o ideal humurístico deste blog. :D

X-Filer disse...

Pois, estás a esquecer-te dos lobbies das petrolíferas... embora seja ÓBVIO que esses grupos já estão a trabalhar arduamente nas alternativas... e em como as monopolizar! E eu queria ver-te ir para o trabalho, como vou todos os dias, de bicicleta ou qualquer outro veículo de tracção animal... à chuva e calor... queria mesmo!

Dark_Angel disse...

Ya....agora parece que vem aí os carros eléctricos,o Migas fala nos incentivos à compra de veiculos movidos a energias alternativas e mais limpas e na penalização para quem usar veiculos alimentados a combustiveis fósseis.

è bonito.

Agora pergunto:

Todo o dinheirinho que o estado arrecada em impostos que estão associados aos combustíveis fosseis, se vai incentivar os veículos movidos a energias alternativas, onde é que a cambada de xupistas vai buscar dinheiro aos portugueses?? Se ker incentivar as energias limpas, nao vai meter sobre elas grande carga fiscal.

Vão-nos roubar a partir de onde?? Se não é nos impostos sobre os combustiveis, vai ser em que???

Migas-o-Sapo disse...

Algo me diz que cedo inventarão um qualquer imposto manhoso para o compensar. Não há combustíveis fósseis? A outro bem irão buscar rendimento. E há outra coisa: isto dos incentivos é agora porque eu quase que podia apostar que, quando os veículos a motor de combustão interna tiverem sido praticamente substituídos pelos eléctricos, estas passam a ser equiparados aos outros e a pagar os mesmos impostos. E depois, não nos podems esquecer que há anos que está na forja o Imposto Europeu, mais um para juntar ao longo rol de taxas a pagar. Até agora tem sido sempre chumbado mas qualquer dia...

Claro que as petrolíferas estão a trabalhar em alternativas e em como as monopolizar mas não nos podemos esquecer que, provavelmente, haverá uma grande variedade de tipos de motores. Muitos tipos de motores, muitas diferentes fontes. Uma mesma firma pode fornecer gasolina, gasóleo e até gás natural e, quem sabe, hidrogénio, mas dificilente fornecerá também electricidade. São ramos de actividade diferentes. Nunca nada será como antes.

Tu, X-Filer, quando pensas em veículos de tracção animal, pensas é num burriquito om uma albarda em cima, a dar reguingamalhos como quem soluça ou numa carroça como já pouca gente usa, principalmente os ciganos (ao menos esses ainda tiram delas bom proveito). Pouca gente se lembra do tempo em que as carroças tinham coberturas ou as charretes possuiam tejadilhos amovíveis ou os coches ou berlindas tinham vidros que recolhiam, como os carros de hoje. Os carros suplantaram-nas e deixou de haver quem as fizesse com a mesma mestria e imaginação de antigamente. Não tenho qualquer dúvida que, se o negócio das carroças fosse reimplementado e fomentado, cedo veríamos veículos de tracção animal de todos os jeitos, feitios e materiais e dotados de todas as comodidades modernas para condutores, passageiros e até animais que os puxam.

Bicicletas? Só não são aptas para terrenos muito acidentados e longas distâncias, porque de resto...

Podámos dizer que hoje não há condições para veículos de tracção animal. De facto, poucas há. A maioria das viaturas é muito veloz e barulhenta e seriam de prever alguns acidentes. Pois eu digo: porventura já viste um cigano ou outro qualquer ver a sua carroça a ser abalroada? Eu não. É tudo uma questão de tempo até aos animais se habituarem às novas condições de trânsito. E quanto aos sítios onde os deixar... Onde a Carris ou a S.T.C.P. outrora tiveram cavalariças e arrecadações de alimento, tem hoje mais veículos e depósitos de combustível. Não poderia voltar a tê-las? Também existiam lugares onde as bestas ou as juntas poderíam descansar ou até serem revesadas. Se já houve, não poderia voltar a haver?

É tudo uma questão circunstancial e, acima de tudo, de hábito. Antigamente, foi o tempo dos animais de sela, carga e tiro e existiam todas as condições para isso. Porque não voltariam a haver?

É certo que uma montada não pode percorrer centenas de quilómetros de uma só assentada, como um veículo automóvel, mas não deixa de poder fazer percursos razoáveis em bom tempo. Uma vez vi um burro a puxar uma carroça em São João da Venda. Pouco mais de dez minutos depois, estava em Faro.

Que a caca esteja convosco... e o ar puro também!

X-Filer disse...

E quem disse que as empresas petrolíferas não têm já interesses ligaods às empresas de produção eléctrica? Quais são os principais combustíveis utilizados nas centrais termo-eléctricas? Carvão e... benzeno! Fornecido por Shells, Exxons, BPs e etc! Daí a comprar as empresas que j+a conhecem é um passo e a produção eléctrica passa a ser deles. Aliás, nem precisam comprar as empresas eléctricas! Basta terem as infraestruturas de distribuição para as monopolizarem, e as empresas eléctricas não terão opção senão terem que "alinhar" com as petrolíferas!

E quanto aos veículos de tracção animal, julgas-me muito mal se pensas que só vejo burros e carroças! Onde achas que Ettore Bugatti se inspirou para fazer as suas berlinas anteriores a 1930? Obviaente nas "fiacres", nome o qual foi dado até a algumas das suas criações (como uma das iterações do chassis #41 110 do Bugatti Type 41 Royale, no final dos anos 20). Mas o que interessa não é apenas o comodismo! É a rapidez e volume dos serviços que são requeridos! E isso nenhum transporte de tracção animal pode fazer? Onde é que entregariam 24 Ton de material, num dia, a 300km de distância? Ah pois é...

Migas-o-Sapo disse...

Isso é tudo uma questão de dimensão e adaptação.

Unknown disse...

muito bom este blog e os comentários ainda melhores! :)
quanto ao jose rodrigues dos demoónios, ele escreve assim com velocidade de carro eléctrico porque não é o único autor dos seus livros, ele assina mas não os escreve sozinho!!! Ele soube o que ia acontecer sobre os combustíveis fósseis porque, como já foi dito pelo X-Files, as empresas petrolíferas têm obviamente ligações com as eléctricas e além disso o dito cujo jornalista está por dentro de tudo!!! O Migas-o-Sapo tem toda a razão :) e até fiquei muito o admirada e feliz ao ver finalmente alguém, com as mesmas ideias que eu!!! :) sim eu penso que isso não só é perfeitamente possível como irá ser aplicado em algumas zonas do país depois da revolução que por aí vem!!! mas claro, como o X-Filer disse: como vamos transportar material de um lado para o outro em tão pouco tempo como agora se faz neste ritmo infernal de consumismo? Não vamos ou então haverá transporte especial para isso! Mas sim, acho que essa mudança será também acompanhada com a mudança da consciência humana, do consciente colectivo em torno do consumo obcessivo e doentio assim como da indústria que o sustenta! e claro, a explosão do euro e dolar claro! o início da nova economia nacional!

continuem o bom trabalho!
obrigada!

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!