Não tenho televisão paga onde eu moro. Aliás, devido a uma avaria, há bastante tempo que não tenho sequer os canais de sinal aberto, o que não me impede de ver um pouco quando calha e o rei faz anos e muito menos de saber uma coisinha ou outra do que nela se passa.
Há bocado chamaram-me a atenção para um daqueles «Alerta C.M.» que a toda a hora aparecem nos noticiários da C.M.T.V. a chamarem os telespectadores à atenção para determinado acontecimento, do mais sério ao mais ridículo. Nós sabemos que o Correio da Manhã é um prodígio da imaginação, seja em trocadilhos ou em criação de factos, mas desta vez esmeraram-se com a elaboração de uma geografia alternativa para o nosso país.
Imagine-se que falavam em forte agitação marítima para... Monchique?! Ainda pensei que se estivessem a referir a um outro lugar costeiro com o mesmo nome mas logo a reportagem passou para o terreno, indicando que se tratava mesmo da vila algarvia. Ora Monchique é quase no cimo da serra com o mesmo nome, no limite interior com o Baixo Alentejo, bem longe do litoral.
Quando eu era pequeno, ainda se contava uma pequena piada usada para explicar a noção de absurdo. «Um cabo de mar e um chefe de estação andaram à porrada em Monchique porque não tinham pedras para amandar um ao outro.» Ora Monchique fica longe do mar, não tem estação de caminhos-de-ferro e está plantada no meio de pedraria!
O pessoal do Correio da Manhã deve estar a sentir-se como a Floribella: «estou um pouco confusa...»
Que a caca esteja convosco!
P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:
Enviar um comentário