domingo, 31 de agosto de 2025

Sugestão de pena para incendiários

Como de costume, temos tido o nosso país outra vez a ser devastado pelas chamas. Todos nós sabemos que muitos incêndios têm origens naturais, outras em acidentes e outras em negligências. Porém, ninguém venha dizer que uma fatia considerável do que se passa não é causado por criminosos, que toda a gente, sem excepção, sabe perfeitamente disso. Nestes termos ponho-me muitas vezes a pensar, com a mente tolhida pela revolta para com estes comportamentos delinquentes e tento manter a racionalidade para tentar pensar o que fazer com aqueles que atentam contra tudo e todos puxando fogo ao nosso mundo. Certa manhã, estava eu absorto nestes pensamentos quando num ápice fui iluminado por uma solução hipotética para este dilema. Eis a minha proposta quanto a como castigar incendiários, dentro dos quais incluo os seus mandantes.

 Imagino o seguinte. Vamos supor que era eu a mandar. Alteraria radicalmente a lei. Em primeiro lugar, acabaria com o cúmulo jurídico. Todos estamos de acordo que, por exemplo, não faz sentido punir de igual modo quem mata um e quem mata cem, certo? Depois, o crime de fogo posto passaria a ser punido com um tanto em prisão e multa por hectare de área ardida mais as agravantes correspondentes às infra-estruturas danificadas e/ou destruídas. A esta pena, acrescentar-se-ia a multa correspondente à área ardida e aos bens destruídos e/ou danificados e às indemnizações aos lesados pelas mesmas razões. Para além da pena de prisão e multa, teria ainda a obrigação de replantar o arvoredo nas áreas afectadas e participar nas limpezas e recuperação dos bens danificados e/ou destruídos e, se tivessem havido feridos e/ou mortos, custear todas as despesas de tratamento e/ou funeral e assistir pacientes em unidades de queimados.

De certeza que pensariam duas vezes antes de puxarem fogo ao que quer que fosse, tal não seria o encargo com que ficariam, porventura perpétuo. Infelizmente, tais medidas nunca serão tomadas, visto que os interesses são muito poderosos, tanto que condicionam governos, não tenho a menor dúvida.

De facto, para que, sendo eu a mandar, uma norma destas fosse instituída, seria preciso que eu instaurasse uma ditadura, uma vez que jamais a Assembleia da República a aprovaria. Ora uma ditadura é algo que nenhum de nós deseja, espero eu.

Que a caca esteja convosco!



P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!