quarta-feira, 17 de abril de 2019

Hora, mudar ou não mudar? Brevíssimas considerações

Estamos de novo e desde há algumas semanas em horário de Verão. Pois é, a hora mudou. Entretanto, o Parlamento Europeu aprovou a proposta que visa o fim das mudanças de hora, ora para a de Verão, ora para a de Inverno. Quer isto dizer que, a partir de 2021, o horário vigente vai passar a ser sempre o mesmo, tal como já era até há umas décadas atrás. Claro que, como não podia deixar de ser, logo uma série de entendidos veio declarar um rol de malefícios da medida, apesar de uma sondagem indicar que 85% dos Portugueses ser contra a mudança de hora.

Ora bem: o simples conceito de «mudar de hora» já de si é parvo.  Não tem lógica nem faz qualquer sentido visto que o tempo é sempre o mesmo, uno e constante, independentemente do que diga qualquer Einstein das Couves. Note-se que aqui eu não me refiro a matérias de Física.

Depois é o aspecto prático da coisa. Dizem que é por uma questão de poupança energética. Esquecem-se é que a electricidade, por exemplo, que se poupa num período, acaba por ser despendida no outro. Logo, nada se poupa. A única praticabilidade que encontro neste costume bizarro é a facilidade com que se constitui uma espécie de comédia irritante às custas de gente que chega demasiado cedo a um sítio numa altura do ano ou atrasadíssima noutra, esquecendo-se do estúpido detalhe de que algum cromo do passado, daqueles que têm a cola tão ressequida que já não pegam na caderneta nem com Super-Cola 3, se lembrou que seria baril deixar os outros atarantados com pôr os relógios a andar mais para a frente ou no sentido retrógrado e com as imensas discussões que isso geraria nos dias anteriores quanto a se a hora adiantava ou atrasava quando no fim aquilo é sempre a mesma enorme e fétida porcaria. Se o objectivo prático era esse, então foi bem sucedido porque só o constante falatório sobre o «Brexit» consegue ser mais irritante que duas velhotas em debate quanto a se a hora muda para a frente ou para trás. Não muda, nós é que mudamos!

Mas há aqueles que dizem que, se a mudança de hora acabar, nós vamos andar muito atarantados. Acordamos e levantamo-nos de noite, o nosso relógio interno fica desregulado, a síntese de Vitamina D desequilibra-se, nós ficamos passadinhos dos carretos e com aspecto de Drácula e é o colapso da economia e da sociedade e o fim do Mundo em cuecas. Talvez essa malta se esqueça que, antes de começarem as mudanças de hora, já existia Humanidade, sociedade, civilização até e nada daí advinha ao Universo. Mas isto sou eu que digo, talvez seja melhor o leitor confirmar. 

E se a hora deixar mesmo de mudar? Uns dizem que deveria vigorar o horário de Verão. Outros, o de Inverno. Há argumentos para todos os gostos a favor e contra mas não há pachorra para tal maçada.

Em suma, por favor, acabe-se mas é com esta tolice de fazer os relógios saltitarem num constante avança-recua! Acabam-se as confusões, as re-habituações, os atrasos ou adiantos e ponho as minhas mãos no fogo em como nenhuma consequência nefasta o restauro desta ordem horária trará. Quanto a que horário deverá ficar, porque não o mais próximo possível à hora solar, que é a que é a natural, ou seja: o de Inverno? Não faz mal nenhum ir para a caminha mais cedo e levantar com o nascer do Sol ou antes disso. Já lá diz o provérbio que «deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer». Não há nesta hora qualquer mal e tudo é uma questão de hábito.

Senhor Primeiro-Ministro e demais senhores governantes. Sejamos sensatos e acabemos com esta troca-baldroca relojoeira, como já em tempos António Guterres levou a cabo. Cedo vós mesmos, que vos mostrais avessos à decisão, vereis que é muito prático e benéfico e é tão simples quanto não fazer nada.

Que a caca esteja convosco! 


P.S.(faz sentido, que é quem está no poder): NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!