segunda-feira, 10 de julho de 2017

Zarolhos de Água: O Espelho do Comuna-Mor

Pombo amigo.

Acreditas em imortais? Serão as viagens no tempo de facto possíveis? E que dizer da hipótese das reencarnações? É que quanto a ti não sei mas às vezes aparecem casos que dão que pensar. Este é um deles.

Eis aquele que a História conhece por Dr. João das Regras. Formado em Direito talvez na Universidade de Bolonha, por todos ficou conhecido pela vigorosa defesa dos direitos do Mestre de Avis na sucessão ao trono durante a Cortes de Coimbra de 1385, a qual garantiu a eleição do futuro Dom João I. Como ele era? Não sabemos. A única imagem coeva dele é esta, a estátua jacente do seu túmulo.

Muito bem, depois ser-lhe-iam feitos numerosos retratos mais ou menos fantasistas. Um deles veio a ser aproveitado para umas notas de cinco escudos que circularam de 1920 a 7 de Abril de 1931.

Lembre-se que João Afonso das Regras ou de Aregas morreu em 1404 em Lisboa, cidade onde nascera no século anterior, em data desconhecida.

 Centenas de anos apartam o célebre jurista desta outra personagem. Karl Marx, famoso filósofo alemão, nasceu em Tréveris, na Alemanha, a 7 de Maio de 1818 e morreu em Londres, Inglaterra, a 14 de Março de 1883.Ficou na memória de todos como o principal teórico da ideologia comunista, em especial pela sua acção política e pelos seus livros «Manifesto Comunista» e «O Capital». Olhando para o seu retrato, ficamos a pensar: «mau, então mas este não é o outro?»

Pois é. Após esta bizarra constatação, ficamos na dúvida. Cinco hipóteses de resposta saltam-nos desde logo à ideia.

1 - Não terá por aqui alguém, nomeadamente quem desenhou as notas de 5$00, andado a cometer um gigantesco engano sem querer ou, com malícia, andado a atafulhar mensagens subliminares na caixa dos fusíveis dos cidadãos?

2 - Será Karl Marx a reencarnação do defensor do rei da arraia miúda?

3 - Terá uma e a mesma pessoa andado a armar-se em Emmet L. Brown, saltando de época em época?

4 - Será essa uma e mesma pessoa um imortal?

5 - Ou uma dupla de gémeos imortais?

Só ele(s) pode(m) responder a essa pergunta. Até lá, reina o mistério.

Que a caca esteja convosco!


P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!