quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Pokébroncos

Há mais de 10 anos, contava-se uma anedota que dizia que os Pokémons e os Digimons foram inventados por malta de Olhão da Restauração. Dúvidas? Pois atentemos então na seguinte conversa entre dois olhanenses e respectiva tradução.
- Digimon. (Diz aí, moço.)
- Pokémon? (Porquê, moço?)
- Pika? (Picas?)
- Pikachu! (Pica-te tu!)

Se é assim mesmo, não sei pois nunca sequer fui a Olhão. O que sei é que a série de desenhos animados «Pokémons» não é pròpriamente nova mas é apenas nos dias de hoje que se fazem sentir os seus efeitos nas caixas dos pirolitos até mesmo de quem não é fã. Deve-se tudo a uma aplicação para telemóvel, o jogo Pokémon Go, que junta figuras virtuais em paisagens reais como pano de fundo. Basta descarregar a aplicação, dar as coordenadas da nossa localização e toca de caçar gambuzinos, quer dizer, pokémons.

Dizem os teóricos da conspiração que é o ideal para um qualquer poder oculto nos controlar à maneira. Não só os visados não reclamam de terem de ser controlados como ainda caem na esparrela à borla e por vontade própria. Grande teoria, não é? Pois eu não sei se será como estes teóricos sugerem. O que sei é que este jogo tem contribuído para demonstrar a estupidificação da Humanidade, senão mesmo para a estupidificação em si. De facto, em vez de caçadores de pokémons, parece que as pessoas que jogam este jogo tendem a assemelhar-se mais é a membros da Team Rocket. Sim, é ver gente nas situações mais absurdas a fazer toda a espécie de parvoíces ou então a armar belharetas sob o pretexto de estar a tentar apanhar bicharada virtual. O resto já se sabe: é preparar para azar e a dobrar, com sorte.

O que é certo é que há a tendência a preferir e interiorizar a fantasia em detrimento da vivência e compreensão do real. Parece-me a mim que há uma cada vez mais evidente progressiva dissociação da realidade para uma preocupante parte das pessoas. É como se não conseguissem distinguir a realidade da ficção. Aliás, comportam-se assumindo como reais elementos fictícios. E desta dificuldade podem dar-se os resultados mais trágicos, como já tem acontecido com pessoas que caem de precipícios ou levam tiros por serem confundidos com ladrões.

Não me vou alongar mais com esta matéria. Apenas gostaria de pedir aos jogadores que tenham cuidado e clareza de espírito suficiente para não se meterem em sarilhos. Não é difícil, basta apreciar a vida real um pouco e saber que um jogo de telemóveis e afins faz parte dela, não o contrário. Em suma, basta ser gente, não um bronco aparentado ao Psyduck.

Bons jogos e que a caca esteja convosco!


P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!