quarta-feira, 26 de junho de 2019

Alguém devia ver o que se passa com os aterros sanitários

Lembro-me quando há uns 20 e tal anos começou a achar-se entre a classe política que os aterros sanitários eram a brilhante solução para o lixo. Em teoria, este, tratado convenientemente, seria acomodado em segurança em lugares próprios, em buracos que depois seriam cobertos. Não sei se seria só a mim mas esta conversa deixava-me desconfiado que isto seria apenas uma outra maneira de lixeira: até então eram a céu aberto e agora passariam a ser cobertas, debaixo do chão. Ou seja, como é costume em particular nesta nossa malfadada Terceira República, se um problema deixar de ser visto, deixa de existir.

Não sei nada em concreto, pelo que não vale a pena choverem perguntas, mas tenho ouvido relatos e conversas preocupantes acerca dos aterros sanitários e de certas constatações nas regiões onde estão inseridos e suas imediações. Assim, seria interessante algum responsável de alguma entidade pública dar uma vista de olhos de surpresa num qualquer aterro ou inquirir quem lá trabalha ou trabalhou pois estou certo que terão mesmo muito para contar. E se um funcionário municipal não for capaz de lidar com a situação, talvez seja melhor recorrer a alguém do Estado e até mesmo da Polícia Judiciária. Garanto que jogará as mãos à cabeça.

Vou só dar umas dicas. E que tal fazer umas análises às águas subterrâneas ou dos cursos situados num raio de umas quatro léguas de qualquer aterro sanitário? É que em muitos deles não há nem peixes nem rãs nem sapos e, nalguns casos, nem sequer vegetação. E por qualquer motivo os javalis, que não são das criaturas mais asseadas, garanto-vos, chafurdam em qualquer poça mas destas águas nem sequer se aproximam.

Desafio quem quer que seja. Por favor, veja o que se está a passar com os aterros sanitários, nem que seja só para que se chegue à conclusão que o problema tem outra origem. Porém, com base no que se diz à boca cheia, não me parece que assim seja.

A bem da saúde pública, do meio ambiente e do futuro, quem de direito e dever se mexa!

Que a caca esteja convosco!


P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

Sem comentários:

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!