sexta-feira, 13 de julho de 2007

Manifesto Contra a Estupidez, Capítulo I: A Tosta -Mista de Portugal


Iupi, chegou o Verão... Aquela época em que o Sol forte e o calor afectam as cabeças e as pessoas começam a fazer as coisas mais estúpidas.
"Vamos fazer férias", pensam muitos, e então saem da confusão rotineira do dia-a-dia e metem-se em estradas, onde apanham bichas, como nos dias de trabalho, chegam ao destino e encontram barafundas piores ainda do que nos dias de trabalho, são chulados, como nos dias de trabalho e têm irritações maiores do que nos dias de trabalho. Como se não bastasse, em vez de ganharem o ordenado com o trabalho, estoiram o dinheiro com as portagens, estadias exorbitantes e restaurantes careiros, onde em ambos os casos são frequentemente mal servidos. Valerá a pena fazer férias assim?
Qual o destino nacional de eleição? (Sim, porque acho absurdo Brasil ou o caneco.) O Algarve, ou Allgarve, como os estropícios do Governo lhe querem agora chamar. Mas e porquê? É fresquinho? Tem magníficos monumentos? Festas de renome? É castiço? Tem espaços verdes e luxuriantes florestas? Nada disso. A época das casinhas brancas e das amendoeiras já acabou. Agora o que há são prédios e mais prédios e, claro, bifes. Descobrir um português no meio desta multidão de estranjas é comparável a um filme do Indiana Jones: um desafio quase impossível. Muitos dos quase nenhuns monumentos estão degradados ou desfigurados. Espaços verdes? Então mas isto é um sequeiro dos diabos! E com os incendiários que por aí há... Escusado será dizer que isto é uma torra terrível só superada pela Amareleja. Já nem praias há aqui que prestem! Toda a gente deseja vir para cá no Verão e os de cá desejam ir embora ou que vá embora o calor. Oh, rico Inverno! Valerão a pena férias assim?
Mais estranho ainda. As pessoas chegam ao Algarve e que fazem com tanto calor? Metem-se ao Sol! Toda a gente sabe que faz muito mal à saúde mas é vê-los estendidos literalmente a torrar. Para quê? Não tem utilidade e as pessoas ficam horríveis. Alguns dias depois é ver uns vermelhos que nem tomates, outros pretos que nem carvão e outros a escamar. Alguns anos depois é ver uns na cova e outros com cancro de pele. E todos sabiam que isso ia acontecer.
Pessoal, eu sempre vivi no Algarve mas acho que isto não tem já qualquer piada. Por isso, cá vão alguns conselhos.
1 - Arquitectos e autarcas, deixai de ser corruptos, vamos mas é salvar e restaurar o "Jardim do Oceano" e enriquecer assim o país.
2 - Turista, ganha juízo:
a) queres passar boas férias? Então fica em casa ou vai a algum sítio decente, para Norte, por exemplo. Algarve não!
b) queres sofrer à maneira e morrer em estilo? Então deixa-te ficar ao Sol.
3 - Pandilha do Sócrates, é "Algarve" que se diz em bom português!

Boas férias e que a caca esteja convosco!

7 comentários:

Márcio disse...

Finalmente um texto sem uma ponta de caca… será por ser o último?!? Espero bem que não…

Realmente é totalmente incompreensível como possam haver que são capazes depois de um ano a soar, e chatear a cabeça… e tudo o mais o resto! Na altura que é preciso e têm oportunidade de descansarem, não! Quais quê… vamos é para aquele sítio que se apanha valentes suadelas, pagar por coisas que no verão chegam a triplicar o preço… e claro, apanhar aquelas filas de transito com quilómetros e distancias… ah, isto claro não esquecendo que uma pessoa vai para a praia, e o encontra? Mosquitos, e mais mosquitos, quer-se sentir, olha-se à volta… ora bem, isto está cheio, temos que passar o dia dentro de água…

Eu que tenho oportunidade de viver, apesar de tudo, num paraíso chamado norte de Portugal, posso o confirmar! Aqui, nas sombras, nos jardins lindos, no silêncio que é preciso para um descanso à séria… enfim, tudo o que possam imaginar…

Bem, como não sei que isto é o fim… desejo-lhe umas óptimas férias, que corra tudo pelo melhor… e depois não se esqueça de ir aparecendo....

Um abraço forte…

Migas-o-Sapo disse...

Muitíssimo obrigado! Garanto que não é o último, não.
Pois é, é precisamente aí que eu queria chegar. "óptimo, chegámos às férias! Que fazer? Descansar? Não, vamos arranjar ainda mais chatices!" Aqui onde eu moro, uma terra onde a fama do turismo é gigante mas de proveito nada, só não há muitos mais mosquitos porque não há águas paradas onde eles se possam desenvolver, pouco chove, e de vez em quando vêm aí uns bafos quentes que os matam quase todos.
De vez em quando, vou nos autocarros e comboios e calha meter conversa com os turistas e digo-lhes que não percebo porque vêm para uma terra tão desinteressante e adversa. O melhor está a Norte daqui! Eu fui uma vez ao Minho com uns vizinhos meus durante o Verão e acho aquilo aí o máximo: frescura, terras verdejantes, ar respirável. Aqui até de Inverno faz calor e muitas vezes chega-se a meio de Janeiro e já as ervas estão todas secas. E depois é a confusão. Antes era só no Verão, agora já é todo o ano, sempre tudo atulhado de turistas, carros a toda a hora, barulho insuportável de música e obras de inúmeros prédios em construção onde até há pouco tempo eu levava as ovelhas a pastar! Isto é progresso?
Por outro lado, acho que o turismo está a ser sobrevalorizado. É importante, sim senhor, mas estão-se a desprezar coisas mais importantes, como o património cultural e ambiental, a agricultura e a pesca. Podemos comer aquilo que a terra e o mar nos dão mas não poemos comer turistas ou dinheiro.
Digo: o pouco de interessante que havia no Algarve já foi destruído e desapareceu e eu não vejo a hora de eu me ir embora daqui e retomar o meu lugar nas frescas serras do Alentejo, de onde é a minha gente, de aspecto e clima muito parecido ao da zona de Viana do Castelo.
Porquê limitarmo-nos a destinos fúteis e rotineiros quando existe todo um imenso país com muito mais para oferecer?
Aconselho toda a gente a, se for viajar, então que ganhe juízo e vá para Norte descobrir a genuina e pura riqueza de Portugal. É mais barato, em melhores condições e digno de se chamar férias.
Obrigado novamente e boas férias também para ti. Eu andarei por aqui e por ali nos blogues quando puder. Que a caca esteja contigo!

Anónimo disse...

Hei ppl tudo bem?? Parabens andava no google pus pombocaca e aparece o blog(podia ter dado erro) que é o que acontece cm o meu hehehe...fantástico é o reconhecimento deste grande site que se dedica a compreenção e dissecação da merda do pombo, esse animal tão nobre!! Olhem tenho um novo blog apareçam por lá se tiverem tempo www.mazomboatleta.blog.com

Sr Deputado disse...

Migas o Sapo disse: "Podemos comer aquilo que a terra e o mar nos dão mas não poemos comer turistas"

Não podemos comer turistas?? Quem disse??
Essa é a melhor parte do turismo no Algarve, a internacionalização de fluídos.

X-Filer disse...

Ó Márcio, assim só por acaso não serás de Vouzela? O Migas-o-Sapo disse-me que acha que és daí... Já aí fui umas três vezes e adoro Vouzela! Irei aí assim que tiver oportunidade de novo. E porque pensas que irá este ser o último post?

Epá, é um facto que se eu fosse de fora que não iria ao Algarve para passar férias. Iria por curiosidade ou assim, mas não para passar todo o tempo que não estou a trabalhar! É um facto que o conceito de turismo presente no Algarve não é o que, no meu ver, podemos nem devemos fazer. Não se deveria apostar num turismo de massas (porque esse turismo-de-pé-descalço já era...) mas na exclusividade, na QUALIDADE! É esse que traz o dinheiro a sério!
Mas lá que no Algarve se comem bif(a)s isso é muito verdade! Há por aí cada carne de qualidade no meio do colesterol... Uuuuii!!!

Márcio disse...

X/Filer,
Eiii la! Vouzela... Mas isso fica em Viseu!
Eu so da melhor terra do pais... a mais bela das cidades portugueses, num paraiso!!! Vizela terra romana!!! Para quem nao conhece, visinha de Guimaraes, terra belissima tambem! Nao ha melhor que o norte...
Nao... pela forma de escrever, pelo que escreveu... Afinal falou em ferias, nao disse nenhuma caca lool dai a minha conclusao... mas ainda bem que e errada!

Migas-o-Sapo disse...

Olha só quem é ele, o grande Maratona Man, Balakov ataca de novo! Então tudo bem? Epá, temos de te fazer uma visitinha um dia destes, o X-Filer queria falar contigo.
Ó Senhor Deputado, eu referia-me à degustação, ingestão e digestão de gente , a antropofagia social, o canibalismo, mas olha que esse aspecto não é nada mal visto, hehehe! Ainda assim, nunca me dediquei a essas coisas e nem me dedicarei. Eu sou um adepto do "amor à pátria", se é que me percebes. :)
Que a caca esteja convosco!

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!