
Iupi, chegou o Verão... Aquela época em que o Sol forte e o calor afectam as cabeças e as pessoas começam a fazer as coisas mais estúpidas.
"Vamos fazer férias", pensam muitos, e então saem da confusão rotineira do dia-a-dia e metem-se em estradas, onde apanham bichas, como nos dias de trabalho, chegam ao destino e encontram barafundas piores ainda do que nos dias de trabalho, são chulados, como nos dias de trabalho e têm irritações maiores do que nos dias de trabalho. Como se não bastasse, em vez de ganharem o ordenado com o trabalho, estoiram o dinheiro com as portagens, estadias exorbitantes e restaurantes careiros, onde em ambos os casos são frequentemente mal servidos. Valerá a pena fazer férias assim?
Qual o destino nacional de eleição? (Sim, porque acho absurdo Brasil ou o caneco.) O Algarve, ou Allgarve, como os estropícios do Governo lhe querem agora chamar. Mas e porquê? É fresquinho? Tem magníficos monumentos? Festas de renome? É castiço? Tem espaços verdes e luxuriantes florestas? Nada disso. A época das casinhas brancas e das amendoeiras já acabou. Agora o que há são prédios e mais prédios e, claro, bifes. Descobrir um português no meio desta multidão de estranjas é comparável a um filme do Indiana Jones: um desafio quase impossível. Muitos dos quase nenhuns monumentos estão degradados ou desfigurados. Espaços verdes? Então mas isto é um sequeiro dos diabos! E com os incendiários que por aí há... Escusado será dizer que isto é uma torra terrível só superada pela Amareleja. Já nem praias há aqui que prestem! Toda a gente deseja vir para cá no Verão e os de cá desejam ir embora ou que vá embora o calor. Oh, rico Inverno! Valerão a pena férias assim?
Mais estranho ainda. As pessoas chegam ao Algarve e que fazem com tanto calor? Metem-se ao Sol! Toda a gente sabe que faz muito mal à saúde mas é vê-los estendidos literalmente a torrar. Para quê? Não tem utilidade e as pessoas ficam horríveis. Alguns dias depois é ver uns vermelhos que nem tomates, outros pretos que nem carvão e outros a escamar. Alguns anos depois é ver uns na cova e outros com cancro de pele. E todos sabiam que isso ia acontecer.
Pessoal, eu sempre vivi no Algarve mas acho que isto não tem já qualquer piada. Por isso, cá vão alguns conselhos.
1 - Arquitectos e autarcas, deixai de ser corruptos, vamos mas é salvar e restaurar o "Jardim do Oceano" e enriquecer assim o país.
2 - Turista, ganha juízo:
a) queres passar boas férias? Então fica em casa ou vai a algum sítio decente, para Norte, por exemplo. Algarve não!
b) queres sofrer à maneira e morrer em estilo? Então deixa-te ficar ao Sol.
3 - Pandilha do Sócrates, é "Algarve" que se diz em bom português!
Boas férias e que a caca esteja convosco!