terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como fazer uma televisão analógica captar canais em sinal digital

Eu sei, eu sei, o pessoal diz que eu sou retrógrado, ultrapassado, antiquado, blá blá blá, essa lenga-lenga toda. Já vos mostrei como fazer uma estação de televisão pirata, não mostrei? Mesmo assim ainda há quem diga que eu sou contra as tecnologias. Pois bem, cá vai uma liçãozinha com uma mostra em contrário.

Tens uma televisão antiga, seja a cores ou ainda a preto e branco, e não há hipóteses de se lhe instalar o aparelho de televisão digital terrestre? Pois alto! Não a deites fora! Ela ainda tem uma hipótese de te continuar a dar muitas mais horas de entretenimento. Eis como fazer ela mostrar os canais digitais mesmo sendo um aparelho analógico.

Para fazermos este pequeno milagre, necessitamos de:
- aparelho de TDT, daqueles que parecem uma caixinha e têm ligação à antena e a uma tomada scart de 21 pinos, que pode ser comprado em qualquer loja da especialidade e até nas estações dos correios, se não acabarem com elas todas antes;
- amplificador de sinal, que pode ser comprado em qualquer loja da especialidade ou, em alternativa, usar um antigo leitor de cassetes de vídeo, que tinha este aparelho incluído;
- o televisor antigo, claro.

Depois é só seguir os passos. Alguns nomes de tomadas podem variar consoante os fabricantes.
1 - Ligar o cabo da antena à entrada ATN IN do aparelho de TDT.
2 - Ligar um cabo de duas fichas de scart de 21 pinos à tomada SCART TV do aparelho de TDT e à tomada AV2 (DECODER EXT) ou AV1 (TV) do amplificador ou leitor de cassetes de vídeo.
3 - Ligar com um cabo coaxial de duas fichas, uma macho e outra fêmea, à tomada RF (OUT) do amplificador de sinal ou leitor de cassetes de vídeo e à ligação para o cabo de antena da televisão.
4 - Sintonizar a frequência em que está aberto o canal para a partir daí visualizarmos os canais todos. Fica em UHF. Uma vez encontrado, o comando do aparelho de TDT será o novo comando da televisão, pelo menos no que diz respeito a mudar de canais porque para o resto vais ter de usar o comando da televisão antiga ou, não o havendo, levantar o teu traseiro do assento e dar aos dedos.

Não falha!

Que a caca esteja convosco!


P.S.: NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!


---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!