domingo, 12 de agosto de 2012

Cinama Purgatório: «Asteca Rex»

Enquanto procurava no Youtube o filme integral do «Zás, Tudo Ao Léu», tropecei nesta pérola para porcos cinematográfica. Quando pensávamos que já tínhamos visto tudo com «Shaolin Soccer» e que jamais os nossos olhos veriam algo mais marado que a versão para adultos do «Tigre e o Dragão», eis que deparamos com... «Asteca Rex».

Fernando Cortez desembarca na América com um punhado de homens disposto a conquistar um império inteiro. No entanto, ao chegarem a uma povoação da região, descobrem que os Astecas praticavam sacrifícios humanos para apaziguar a fúria dos deuses marados que adoravam. Uns eram fruto das suas imaginações. Um deles, contudo, era um monstro de grandes dimensões, um lagarto gigante sedento de sangue, em suma, aquilo a que hoje em dia chamaríamos um Tyranossaurus rex. Decide então tratar da saúde daquele sportinguista serôdio e rapinar os tesouros oferecidos como dádivas a ele, gajinhas incluídas.

Pode parecer um argumento para um filme de acção alternativa (porno) mas não é. O que é sim é talvez a maior bizarria alguma vez passada para película. Ao chegarmos à cena do primeiro sacrifício, percebemos logo que isto tem tudo para acabar mal. Para além das más interpretações, de actores que são tão índios quanto o Quim Barreiros (a moçoila é nepalesa, por exemplo) e da língua um tanto ou quanto acobrilhada do grande lagartáceo de borracha, podemos ainda contar, mesmo sem ver um segundo que seja do filme, com o argumento mais absurdo e repleto de parvoíce anacrónica que se pode conseguir imaginar. E no entanto deixo aqui a questão: não era também, por exemplo, a «Guerra das Estrelas» cheia de aparente estupidez e se tornou um êxito da História do Cinema? Tornou-se sim... porque era bom. Este jamais, felizmente.

Quem quiser ver, é só procurar no Youtube.

Veredicto final: filme a evitar, a não ser em conversas para exemplificar grandes coisas ridículas ou para dar uma vista de olhos só mesmo para o avacalhanço.

Que a caca esteja convosco!


P.S.:NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cinema Purgatório: «Zás, Tudo Ao Léu!»

Há uns tempos, ouvi uma das edições do fenomenal programa da Rádio Comercial «Caderneta de Cromos». Nesse programa, Nuno Markl falava de um dos filmes que tinha marcado a sua juventude e que, só ao fim de 30 anos, é que tinha tido oportunidade de ver. Este filme é o «Zás, Tudo Ao Léu!», ou «Zapped!», no seu original em inglês, uma película de Scott Baio produzida em 1982. Porém, o Mestre Markl pareceu ter ficado muito decepcionado com o filme, que considerou «o maior pedaço de esterco alguma vez passado para película». Vai daí e eu fiquei curioso. Como o filme se encontra disponível no Youtube, fui vê-lo e achei que nós devemos ter visto filmes muito diferentes. É que, tudo bem, o argumento é um pouco inverosímil mas a «Guerra das Estrelas» também o é e não deixa de ser um marco da História do Cinema. Tirando isso, os efeitos especiais parecem ter sido tratados por duas equipas diferentes pois os que aparecem aquando do acidente no laboratório são totalmente diferentes e francamente mais pobrezinhos que todos os outros. A protagonista feminina, a espécie de patinho feio da narrativa é que foi mal disfarçada pois está de caras que ela é mesmo gira a partir do primeiro instante em que a vemos, quando se faz passar por uma caixa de óculos marrona. De resto, a história até é interessante, cómica mas sem abusos, com interpretações que até nem são más e daqui se salda um balanço positivo. Posso dizer que é bem melhor que muitos que já foram galardoados com Óscares.

Em suma, é um filme que dá uma boa tarde de entretenimento. Talvez em vez de saltar de cena em cena, o Mestre Markl devesse ver o vídeo de carreirinha... Mas vá, eu compreendo, tem o Pedrito para tomar conta e uma mulher que galvaniza a casa!

Que a caca esteja convosco!



P.S.:NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!

---------------- ATENÇÃO -----------------

AVISO IMPORTANTE: DADO O ELEVADO TEOR EM EXCREMENTOS CORROSIVOS, NÃO SE RECOMENDA A VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG EM DOSES SUPERIORES ÀS ACONSELHADAS PELO SEU MÉDICO DE FAMÍLIA, PODENDO OCORRER DANOS CEREBRAIS E CULTURAIS PROFUNDOS E PERMANENTES, PELO QUE A MESMA SE DESACONSELHA VIVAMENTE EM ESPECIAL A IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS, POLÍTICOS SUSCEPTÍVEIS, FREIRAS ENCLAUSURADAS, INDIVÍDUOS COM FALTA DE SENTIDO DE HUMOR, GRÁVIDAS DE HEPTAGÉMEOS E TREINADORES DE FUTEBOL COM PENTEADO DE RISCO AO MEIO. ISTO PORQUE...

A CACA DE POMBO É CORROSIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!